terça-feira, 20 de março de 2012

Vídeo da era de Stálin denuncia racismo americano




Produzido durante a era de Stálin, quando foi elaborada a primeira constituição que proibiu a discriminação racial, o filme Black & White, uma obra de arte de 1933, traz uma canção de Paul Robeson, Sometimes I feel like a motherless child ("Às vezes me sinto como uma criança sem mãe"), retratando o cotidiano de muitos negros no cinicamente autodeclarado "paraíso da democracia" do mundo ocidental. 

O vídeo também retrata como a religião pode exercer um papel de conciliação entre classes antagônicas, inclusive com representantes da etnia oprimida.

O desenho é uma iniciativa individual dos diretores, feito em colaboração com artistas americanos, como Langston Hughes. Outros filmes nesse período foram feitos para denunciar essa mesma situação, tais como O circo (Tsirk), estrelado pela renomada atriz Lyubov Orlova, que no filme interpretou uma americana branca, mãe de um bebê negro, que se refugiou na União Soviética após ser apedrejada e quase linchada nos Estados Unidos.

Fonte: A Página Vermelha

Nenhum comentário:

Documentários e Vídeos

Intelectual da Ucrânia fala sobre as "repressões de Stalin"  ¡Stalin de acero, conciencia del obrero! O nome da Rússia: Stalin, por Valentin Varennikov 

Postagens populares