quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

La lucha de V. I. Lenin y del Partido Comunista de la Unión Soviética contra el trotskismo





Baixar documento (MegaUpload)

Baixar documento  (4shared)
Contra el trotskismo

Fonte - Juventud Comunista de Bolivia

3 comentários:

Revistacidadesol disse...

Charles: o texto do o que é o stalinismo recebeu o seguinte comentário do Lungaretti:


Informe-se antes de opinar
Celso Lungaretti 09/12/2011 01:33
naufrago-da-utopia@uol.com.br
http://naufrago-da-utopia.blogspot.com

A trilogia "O Profeta Armado"/"O Profeta Desarmado"/"O Profeta Banido", de Isaac Deutscher, é um clássico da historiografia marxista.

Deutscher não faz nenhuma biografia convencional do Trotsky, mas sim uma biografia política.

E, ao inseri-lo nas grandes discussões da época, sempre apresenta as posições que cada tendência adotou, expondo-as fielmente.

Depois --SÓ DEPOIS-- coloca sua própria avaliação.

Ou seja, os leitores dispõem de todos os elementos para situarem-se bem nessas questões e até para discordarem do ponto de vista do autor.

Sua biografia de Stalin, em dois volumes, não é tão brilhante, talvez porque o biografado não fosse nem um pouco inspirador.

Mas, o melhor veredicto sobre o período stalinista é dado por uma obra menos conhecida de Deutscher: "A Rússia depois de Stalin".

Nele, p. ex., ele destaca a influência que o seminário no qual Stalin estudou para sacerdote da ortodoxia grega teve no seu estilo, repetitivo (martelando idéias na cabeça do rebanho, como os pregadores), maniqueísta e mecanicista.

Para quem leu Lênin, Trotsky, Plekhanov, Bukharin, Zinoviev, Kamenev, etc., os textos de Stalin são simplesmente insuportáveis, de uma monotonia extrema. Nada têm do elã revolucionário, da retórica inflamada de quem faz História.

De e para burocratas, enfim.


© Copyleft http://www.midiaindependente.org:
É livre a reprodução para fins não come

Sugiro que vc passe a postar os textos daqui habitualmente na CMI, mídia independente e que façamos algo respondendo a Lungaretti.

Abs do Lúcio Jr.

Acervo do Conhecimento Histórico disse...

Irei passa a fazer isso sim camarada.

E concordo que temos que dar uma resposta a Lungaretti, para demonstrar que sua imagem, daquele que Lênin chamou de magnífico georgiano, não passa de um estereótipo criado por Trotski, sendo essa visão totalmente desmistificada atualmente.

Amaro Sérgio Azevedo disse...

Esta montanha de esteriótipos satanizantes é
metódica, a direita a produz em massa.
O próprio Trotsky foi vítima disso,pelo imperialismo e pela direita ocidental no início da Revolução (assassino, etc).
Depois que saiu da URSS fez seus entendimentos com os serviços secretos da Alemanha e Japão para golpear o socialismo de seu país.

Daí em diante houve uma inversão e ele se tornou respeitável no Ocidente.Os processos de Moscou, abertos a representantes estrangeiros e a imprensa,com fartos testumunos o condenou.

Triste desfecho para quem tentou substituir o leninismo.
Amaro/ Pensar Netuno

Documentários e Vídeos

Intelectual da Ucrânia fala sobre as "repressões de Stalin"  ¡Stalin de acero, conciencia del obrero! O nome da Rússia: Stalin, por Valentin Varennikov 

Postagens populares