sábado, 21 de abril de 2012

Trotskismo X Leninismo Apêndice 1 - O testamento de Lenin


Como deixaram claro as páginas precedentes, Lênin tinha uma visão muito negativa de Trotsky e lutou contra o menchevismo e kautskysmo oportunista de Trotsky. É também bem conhecido que Lênin tinha Stalin em alta estima, como um revolucionário leal, de credenciais impecáveis. Eis 'algumas citações expressando o respeito, entusiasmo e afeição de Lênin por Stalin:

Já em fevereiro de 1913, em uma carta a Máximo Gorky, Lênin escreveu: "Nós temos um maravilhoso georgiano, que se dispôs a escrever um grande artigo para o Prosvescheniye, para o que ele coletou TODOS os materiais austríacos e outros" (Collected Works, Vol. 35, p. 84).

 Em dezembro do mesmo ano, Lênin se refere a Stalin .como o principal teórico marxista do Partido sobre a questão nacional:

"A situação e os fundamentos do programa nacional para a social-democracia têm sido recentemente tratados dentro da literatura teórica marxista (o lugar mais proeminente sendo ocupado pelo artigo de Stalin)" (Collected Works, Vol. 19, p. 539).

Baixar documento (Hotfile)
Baixar documento  (4shared)
Baixar documento (Turbobit.net)
Apêndice 1 - O testamento de Lenin

Nenhum comentário:

Documentários e Vídeos

Intelectual da Ucrânia fala sobre as "repressões de Stalin"  ¡Stalin de acero, conciencia del obrero! O nome da Rússia: Stalin, por Valentin Varennikov 

Postagens populares